TRANSGÊNICOS
Alimento transgênico! O que realmente quer dizer esta expressão?
[ 17/10 - 23:10 ]

Marcos de Afonso Marins *

Como sabemos todo o ser vivo é composto de células. A célula e a menor unidade morfo-fisiológica do ser vivo (toda célula se alimenta, respira, reproduz, excreta,etc). Na célula nós temos a membrana o citoplasma e o núcleo. É no núcleo que encontramos os cromossomos que são formados de DNA ( Ácido desoxirribonucleico) e proteinas. A informação genética está contida no DNA. Com o trabalho de Watson & Crick (década de 50) ficou elucidado a estrutura da molécula de DNA, o que foi fundamental para o desenvolvimento hoje da biotecnologia.

Com o desenvolvimento da tecnologia foi possível o estudo mais detalhado das estruturas genéticas, o que veio possibilitar o conhecimento do genoma (é o conjunto de material genético de uma espécie) de um vegetal ou animal. Assim tornou-se possível a transposição de genes de uma espécie para outra. Esta é a razão do nome transgênico, isto é, uma espécie que recebeu genes de outra espécie de ser vivo. São chamados de organismos Geneticamente Modificados - OGMs.

Essas transgenias que são feitas hoje, tem estado na mídia diariamente com posições a favor e contra, a alimentos transgênicos.

Quais são os problemas que podem ocorrer se não forem tomadas as dividas precauções com os seres transgênicos? -
Abaixo passamos a relatar algumas preocupações da comunidade com referências ao OGMs:

"Fluxo gênico: Se o transgene pode conferir uma característica que beneficie a capacidade de sobrevivência no meio, p. ex., tolerância à seca, à doenças, etc. Se há a possibilidade de escape (via pólen) dos transgenes e de hibridizar com ervas daninhas sexualmente compatíveis, ou com espécies silvestres do mesmo cultivo que não são desejáveis no agro-ecossistema de produção, concomitante com a probabilidade de sobrevivência dos híbridos e de sua progênie no meio, e a expectativa das gerações seguintes herdarem os genes adquiridos. Se há possibilidade de mecanismos que favoreçam ou dificultem a introgressão gênica.

Toxicidade: a probabilidade de ocorrerem efeitos deletérios indesejáveis em organismos vivos não-alvo (p. ex., aves, insetos, organismos do solo) por ingestão do produto do transgene, ou seja, questões como: que espécies não-alvo serão expostas ao novo produto gênico? Qual a toxicidade da proteína para estas espécies? Que partes do OGM contém a nova proteína? Qual será a exposição de animais à essa proteína? Entre outros".

Como o desenvolvimento da biotecnologia é rápida no mundo, não há tempo suficiente para análises detalhadas e com tempo, para verificarmos quais serão os comportamentos e as ações desses organismos transgênicos no meio ambiente. Em sã consciência não podemos hoje ser contra ou a favor de OGMs, pois muitos nos trazem benefícios enormes para a saúde humana e outros são uma incógnita para o nosso meio ambiente.

Não temos motivos para nos preocuparmos, pois o Brasil tem hoje uma base científica e tecnológica muito grande, com pesquisadores de renome internacional e temos a certeza que as nossas estruturas governamentais irão tomar as devidas ações necessárias para o bem de toda a comunidade nacional.

No Brasil temos no Ministério de Ciência e Tecnologia a Comissão Técnica Nacional de Biossegurança - CTNBio e existe também um Sistema Nacional de Biossegurança de OGMs (SNB) que está em franca consolidação. É neste sistema que as atividades envolvendo Organismos Geneticamente Modificados-OGM são executadas e fiscalizadas.

Na próxima terça-feira, dia 21, o Presidente Luiz Inácio Lula da Silva irá definir o projeto de lei sobre biotecnologia em uma reunião ministerial, definindo as atribuições do CTNBio para envio ao congresso nacional.

O Brasil com a base científica e tecnológica que possui atualmente, tem todas as condições de análises seguras dos OGMs, propiciando para toda a população brasileira as vantagens desses organismos e impedindo os OGMs que prejudiquem a população do país.

* Mestre em Biologia e Doutor em Ciências pela Universidade de São Paulo-USP

[ Redação Cruzeiro do Sul ]

 

HOME

 

BICUDÁRIO CAPIM NAVALHA - COPYRIGHT © 2004
Stênio Anjos Ferreira - Granja Viana - São Paulo - Brasil
Contato: (11) 9934-4963 - www.bicudario.com.br